Explorando a formação de mestrado ministrada para profissionais de saúde: uma revisão sistemática da literatura

A educação em nível de mestrado é um caminho fundamental de desenvolvimento profissional para profissionais de saúde. Embora existam evidências de que a educação a nível de mestrado conduz à melhoria da carreira, não é claro como a pedagogia do programa contribui para isso. O objetivo era: (1) examinar as pedagogias e o contexto do programa que apoiam a aprendizagem e (2) sintetizar os resultados, resultados e impacto dos programas de saúde de nível de mestrado.

Pós-graduação em Medicina Intensiva

Uma revisão sistemática foi conduzida de acordo com o manual da Colaboração Cochrane e é relatada de acordo com o PRISMA. Usando termos-chave e critérios de elegibilidade predefinidos, dois revisores pesquisaram independentemente as bases de dados Medline, ERIC, Web of Science, ProQuest e CINAHL Plus desde o início até 14 de novembro de 2016, listas de referência de artigos recuperados e sites selecionados. Os dados foram extraídos de forma independente. A ferramenta Mixed Methods Appraisal Tool foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica. Um Quadro de Suficiência de Evidência permitiu a avaliação da qualidade geral da evidência. Os dados foram sintetizados por meio de análise qualitativa temática.

Trinta e cinco estudos foram incluídos. Todos os estudos foram retrospectivos, avaliaram programas de enfermagem ( n  = 19), fisioterapia ( n  = 6), medicina geral e familiar ( n  = 4), saúde pública ( n  = 3), odontologia ( n  = 1), interdisciplinar ( n = 1).  = 1) e terapia ocupacional ( n  = 1). A maioria dos estudos foi classificada como baixa qualidade metodológica, com um peso global de evidência baixo a moderado para os resultados e impacto dos programas. Pedagogias que promovem a participação social e a Co construção de conhecimentos, a reflexão, a abordagem centrada no aluno, a relevância e a autenticidade influenciaram os resultados e o impacto.