Notícias

Novidades na Kalagatos

 

Com o objetivo de consolidar a Revista Kalagatos (http://kalagatos.com.br) como referência em filosofia no Brasil, colocando-a como um periódico, de fato, internacional, criamos um organismo próprio de observação da própria revista. Chamamos esse observatório da Kalagatos de Comitê Revisor Permanente. Esse comitê, de grande importância para nosso periódico, tem como função não apenas dar pareceres para os manuscritos recebidos, mas criticar os rumos tomados pelo periódico, a fim de melhorá-lo. A meta, portanto, é chegar, no próximo triênio de avaliação da Capes, como parte dos 50% dos estratos superiores (mesmo que já cumpramos os critérios desde 2015).

Atualmente, nosso Comitê Permanente é composto, no Brasil, por professores doutores da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Universidade Federal do Ceará, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do ABC, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal da Fronteira Sul.

No Exterior, atualmente, nosso Comitê conta com professores da University of Johannesburg, Africa do Sul; Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Universidade de Coimbra, Portugal; Accademia delle Scienze di Torino, Itália; Sapienza - Università di Roma, Itália; e Freie Universität Berlin, Alemanha.

Vale, ainda, destacar que o nosso Conselho Científico tem sido reforçado com figuras de renome internacional, como os Professores Doutores Adriano Correia da Silva e Ernani Pinheiro Chaves, o que dá ao nosso Conselho Científico representação em todas as regiões do Brasil. Além da chegada dos novos professores doutores de outros países: Viriato Soromenho-Marques, Catedrático da Universidade de Lisboa, nome muito influente, inclusive nas Nações Unidas, sobre a questão do meio ambiente. Também Adela Cortina Orts, Catedrática de Ética da Universidade de Valencia, Espanha, conhecida especialista em Ética do discurso, com livros traduzidos em diversos idiomas, inclusive no Brasil. Da argentina, Miguel Vedda, da Universidade de Buenos Aires, reconhecido esteta e especialista em Lukács. Da França, Michael Löwy, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, França, reconhecido estudioso marxista, com ampla obra publicada no Brasil e no exterior. Por fim, Marcus Gabriel, da Universidade de Bonn, Alemanha, especialista no idealismo alemão, especialmente em Schelling, tendo sido o segundo mais jovem professor da história das universidades alemãs.

Por fim, observamos que mais uma mudança foi feita na Kalagatos, em 2017, com o objetivo de enquadrá-la nas especificações das mais importantes revistas do Brasil. Desse volume atual, a Kalagatos passará a ter três números por ano, o de Janeiro-Abril, o de Maio-Agosto e o de Setembro-Dezembro.

 
Publicado: 2017-06-18
 

Novos Assistentes Editoriais

 

Na medida em que o horizonte da Kalagatos se expande, o trabalho se amplia. Nesse sentido, três estudantes da Universidade Estadual do Ceará se propuseram, de forma voluntária, a auxiliar o processo de editoração da revista. São eles: Anna Beatriz de Araújo Moura, Lailson André Fernandes e Samuel de Souza Fagundes. 

Sem a jovem e motivada assistência desses queridos alunos, a Comissão Editorial dessa revista não poderia transformar em realidade seus ambiciosos planos.  

 
Publicado: 2017-06-18
 

Comitê Revisor Permanente

 

A revista Kalagatos preza pela qualidade dos seus artigos. Uma boa seleção dos textos é o que garante a nossa excelência editorial. Com esse objetivo, criamos o Comitê Revisor Permanente da revista, composto por professores doutores de diversos cantos do mundo. Esse comitê, além de auxiliar nos pareceres, será um observatório permanente da Kalagatos, garantindo a qualidade da revista.

São membros desse comitê:

Prof. Dr. Massimo Mori, Accademia delle Scienze di Torino, Itália
Prof. Dr. Luís Manuel Aires Ventura Bernardo, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Prof. Dr. Diogo Falcão Ferrer, Universidade de Coimbra, Portugal
Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos, Universidade Federal do Piauí, Brasil
Prof. Dr. Victor Ximenes Marques, Universidade Federal do ABC, Brasil
Prof. Dr. Joãosinho Beckenkamp, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Profa. Dra. Juliana Oliveira Missaggia, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
Profa. Dra. Catherine F Botha, University of Johannesburg, Africa do Sul
Prof. Dr. Delamar José Volpato Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Prof. Dr. Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann, Universidade Federal Fronteira Sul, Brasil
Prof. Dr. Christian Iber, Freie Universität Berlin e PUCRS, Alemanha
Profa. Dra. Claudia Mancina, Sapienza - Università di Roma, Itália
Prof. Dr. José Crisóstomo de Souza, Universidade Federal da Bahia, Brasil
Prof. Dr. Márcio Gimenes de Paula, Universidade de Brasília, Brasil
Prof. Dr. Manuel João Celestino Matos, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Prof. Dr. Paulo Roberto Konzen, Universidade Federal de Rondônia, Brasil
Prof. Dr. Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Brasil.
Prof. Dr. Renato Almeida de Oliveira, Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Brasil.
Prof. Dr. Fabio Maia Sobral, Universidade Federal do Ceará, Brasil
Prof. Dr. Antonio Vieira Silva Filho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil
Prof. Dr. Adolfo Junior Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil.
Profa. Dra. Ilana Viana do Amaral, Universidade Estadual do Ceará, Brasil
Prof. Dr. Gustavo Bezerra do Nascimento Costa, Universidade Estadual do Ceará, Brasil
Prof. Dr. Luan Correa da Silva, Bolsista PNPD, Universidade Estadual do Ceará, Brasil
Prof. Dr. Alberto Dias Gadanha, Universidade Estadual do Ceará, Brasil
Profa. Dra. Viviane Magalhães Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.
Prof. Dr. Alexandre de Moura Barbosa, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

 
Publicado: 2017-06-09
 

Conselho Científico

 

Com o objetivo de ampliar nosso diálogo nacional e internacional, a revista Kalagatos incorporou, com enorme honra, sete novos nomes ao seu Conselho Científico. São eles: Prof. Dr. Adriano Correia da Silva, da Universidade Federal de Goiás e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia; Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves, da Universidade Federal do Pará; Prof. Dr. Viriato Soromenho-Marques, Catedrático da Universidade de Lisboa; Profa. Dra. Adela Cortina Orts, Catedrática de Ética de la Universidade de Valencia, Espanha; Prof. Dr. Miguel Vedda, da Universidade de Buenos Aires; Prof. Dr. Michael Löwy, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, França; e Prof. Dr. Marcus Gabriel, da Universidade de Bonn, Alemanha. Eles se somam a um quadro internacional de conselheiros que já fazem parte da revista Kalagatos.

Resta-nos agradecer a disponibilidade dos professores e a pronta resposta dada a esse periódico.

 

 
Publicado: 2017-06-09
 

DOI - Digital Object Identifier

 

É com satisfação que informamos aos colaboradores e leitores da Kalagatos que, a partir do segundo número de 2016, todos os artigos receberão um DOI (Digital Object Identifier). 

O DOI é um padrão de identificação de objetos em redes de computadores que garante a unicidade do objeto e, portanto, facilita sua localização no universo, por vezes caótico, da internet. Com isso, esperamos aumentar o impacto dos artigos publicados na Kalagatos, além de proteger nossos autores da quebra dos seus direitos autorais.

Ademais, informamos que todos os artigos publicados também estão sendo catalogados e mantidos na base de dados CrossRef. Agora, junto com o sistema LOCKSS, Dialnet, EBSCO e DRJI, a nossa associação à base CrossRef garantirá a segurança dos nossos arquivos, além de internacionalizar nossa distribuição.

 
Publicado: 2016-12-24
 

Qualis 2015

 
A CAPES publicou ontem, 15 de dezembro de 2016, o Qualis referente ao ano de 2015. Nessa nova listagem, a revista Kalagatos foi promovida de B3 para B2. Esse melhora espelha um enorme esforço editorial de tornar a Kalagatos uma referência nacional em pesquisa filosófica, com real impacto nos estudos promovidos pelas pós-graduações no Brasil.

É preciso destacar o particular empenho do Prof. Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso, nosso Edito-Científico, que criou, ainda em 2004, a primeira revista de filosofia ligada a uma pós-graduação do estado de Ceará. Seu afinco foi o que tornou possível a periodicidade e a qualidade da revista.
 
Publicado: 2016-12-16
 

Migração para o SEER

 

A revista Kalagatos, em circulação ininterrupta desde 2004, está migrando para o OJS/SEER – Open Journal Systems/Sistema Eletrônico de Editoração de Revista. Com essa nova plataforma, esperamos agilizar o processo de editoração da revista, além de facilitar os meios de busca de conteúdo, tornando a pesquisa mais rápida e eficiente.

A submissão de artigos passa a ser efetuada, exclusivamente, pela nova plataforma. Com isso, os autores passarão a ter mais segurança e poderão acompanhar todos o processo de avaliação da revista, bastando se cadastrar no SEER.

As novas edições publicadas a partir de dezembro de 2016 estarão disponíveis na nova plataforma. As edições antigas serão progressivamente migradas para a nova plataforma até maio de 2017. Enquanto o processo de transferência não é concluído, todo o conteúdo poderá ser encontrado no sistema antigo, disponível no site http://www.uece.br/kalagatos. O sistema novo estará disponível, nesse período, no site http://kalagatos.com.br/index.php/kalagatos/

 
Publicado: 2016-12-05
 
1 a 7 de 7 itens